top of page

justificativa

O documentário Fausto, o Pianista é o testemunho vivo de um músico que, em seus 60 anos de carreira, vivenciou diversas mudanças na vida social e cultural de Salvador. Dono de um estilo próprio de tocar e de um amplo repertório, o pianista Fausto representa os músicos da noite: cantores e instrumentistas que passam pelo mundo construindo um universo sonoro, fazendo parte do imaginário coletivo de um lugar e uma época.

O filme fala sobre a vida boêmia e cultural soteropolitana nos anos 50 e 60, bem como as mudanças ocorridas ao longo das décadas seguintes. Os clubes sociais, casas noturnas, hotéis, rememorados através de histórias e causos contados por músicos e frequentadores destes espaços, compondo um mosaico que envolve música e comportamento.

 

É Salvador, mas poderia ser qualquer outra cidade do país, com seus músicos da noite, sua vida boêmia e os inúmeros casos que surgem neste cenário. Em Fausto, o Pianista há um elemento diferenciador: a dualidade entre as carreiras militar e musical numa época de transformações no Brasil. O modo de ser do Fausto músico atuando dentro dos quarteis e gerando situações inusitadas.

bottom of page